Os nossos amiguinhos de 4 patas da raça Border Collie são super espertos e leais, além de contarem com um porte físico médio. Eles são bem energéticos e alegres, correndo e brincando por todo canto. Com eles, pode ter certeza que você terá uma rotina agitada e cheia de brincadeiras e atividades.
A tradição como cães pastores faz com que eles tenham essa personalidade mais animada e estejam sempre prontos para encarar qualquer desafio. Eles estão na primeira colocação do ranking de inteligência canina elaborado por Stanley Coren, outra demonstração de como esses peludinhos são incríveis.
A origem deles vem das regiões montanhosas da Grã-Bretanha, sendo muito utilizados no pastoreio de ovelhas e para proteger as fazendas. Esse instinto protetor e alegria fez com que esses queridos pets se tornassem super amados em todo o mundo.
de 44 a 46cm
12 a 15 anos
12 a 20Kg
Grã-Bretanha
O Border Collie é um animalzinho super saudável que provavelmente não vai sofrer com muitas doenças e outros transtornos ao longo da sua vida. Uma rotina agitada e cheia de atividades físicas ajuda a manter a qualidade de vida bem equilibrada. É fundamental que ele consiga se exercitar ou podem surgir alguns probleminhas na saúde do seu peludo.
As anormalidades que podem aparecer com maior facilidade no seu cãozinho são: displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, osteocondrose e a Collie Eye Anomaly (CEA). É preciso ter atenção ao comportamento do seu Border para identificar anomalias e tentar tratá-las o mais rápido possível.
Converse com o veterinário e conheça as informações hereditárias do seu amiguinho para prevenir ao máximo esse tipo de problema.
O nosso amiguinho Border Collie possui dois tipos diferentes de pelos, sendo um mais curto e macio enquanto o outro é longo e grosso. Porém, os dois contam com um subpelo bem denso e fofinho que fica por baixo e deixa o animal protegido das variações de temperatura.
A coloração da pelagem também pode variar, sendo que a mais comum é a bicolor com branco e preto. Contudo, é possível encontrar outras, como a tricolor, alguns tons de castanho e o marrom. O pelo deve ser escovado frequentemente para mantê-lo bem bonito, apesar de não surgirem muitos emaranhados de nós nele.
Aqui em nosso país, por conta do clima quente, é comum que o Border perda ainda mais pelo. Porém, essa queda da pelagem não é ocasional, ela acontece ao longo do ano inteiro.
E já que eles soltam bastante pelo, uma boa saída para cuidar dos seus móveis é investir em mantas impermeáveis para sofá e cama. Esses acessórios vão proteger os mobiliários da sua casa de pelos, xixi, baba e odores.
O Border Collie tem um temperamento muito alegre que adora brincadeiras, ou seja, muito ativa! Eles também são extremamente inteligentes, leais e obedientes aos seus tutores. Como são super agitados, precisam passar umas boas horas diárias brincando, caso contrário eles podem acabar ficando estressados e isso não será nada legal.
Além de brincar com eles, os tutores precisam dar atenção e levar os peludos para socializar também. Nada melhor do que sair com os amigos, não é? O nosso amigo Border Collie também concorda com isso e adora fazer novas amizades.
Como vimos antes, essa é considerada a raça de cachorros mais inteligente do mundo. E não por menos, esses peludos adoram aprender novas coisas e sempre fazem isso muito rapidamente. Além disso, por terem uma tradição como cães pastores, essa atividade exigiu que eles desenvolvessem um grande foco e atenção.