Entre algumas raças criadas no Brasil, o Fila Brasileiro se destaca com o seu visual robusto, grande e forte. Esse pet é um cão de guarda que surgiu no século XIX e foi muito usado para caça por conta de seu faro incrível combinado com uma grande estrutura.
Na década de 80, o Fila Brasileiro se popularizou por suas características, como pelagem tigrada, tamanho e postura de guarda. Assim, o mundo inteiro passou a conhecer essa raça que até se tornou celebridade nacional com o famoso Txutxucão, o personagem que aparece ao lado da Xuxa, Rainha dos Baixinhos.
de 63 a 75 cm
9 a 11 anos
45 a 50 kg
Brasil
A saúde do Fila Brasileiro é considerada ótima, podendo desenvolver problemas físicos leves. Entre eles, a obesidade é um ponto que precisa de cuidado, adicionando passeios constantes e mantendo uma dieta balanceada. Além disso, as orelhas desse animalzinho necessitam de uma atenção extra na higiene, que deve ser constante para evitar infecções.
Outra doença que pode surgir nesta raça de cão é a displasia de cotovelo e coxofemoral (um encaixe maléfico da articulação do quadril). Dessa maneira, visitas ao veterinário e uma rotina de passeios com coleira ou peitoral de qualidade é fundamental para manter a saúde do corpo do pet.
O Fila Brasileiro tem pelo liso e curto, precisando de poucos cuidados, como uma escovação semanal. Sobre a coloração do pet, essa raça é encontrada, principalmente, tigrada, porém também é possível encontrar exemplares bicolores, pretos, azuis e dourados.
A postura destemida e de guarda do Fila Brasileiro pode causar uma insegurança para as pessoas que veem essa raça. No entanto, quando criados com uma boa socialização e técnicas de adestramento, o animalzinho fica ainda mais gentil e bondoso.
O seu temperamento forte se relaciona com sua personalidade amigável e fiel aos tutores, ou seja, ele é um cão protetor que fica em posição de defesa ao desconfiar de pessoas desconhecidas. Ah, não podemos deixar de comentar que, por conta de seu tamanho, os tutores devem cuidar de seus filhos pequenos para evitar acidentes com o pet esbarrando durante brincadeiras.
O cachorro Fila Brasileiro pode conviver com outros animais e crianças com tranquilidade ao ter incluído em sua rotina técnicas de adestramento e socialização. Manter a paciência para conseguir incluir essa adaptação na rotina do pet é fundamental, já que essa raça tende a proteger o seu tutor e território.
Quando já adulto e acostumado com os principais companheiros de vida, esse pet se torna incrível para todos, inclusive as crianças.