Os animais da raça Husky Siberiano encantam qualquer um, não é mesmo? Esses cães foram desenvolvidos pela tribo nômade Chukchi, sendo muito utilizados para puxar trenós em ambientes extremamente frios por terem alta resistência às baixas temperaturas e muita energia.
A popularidade dessa raça começou em 1909 ao participarem da Grande Corrida do Alasca. Em 1925, a sua fama foi expandida mundialmente com o feito de um grupo de Huskies Siberianos de levaram medicamentos e soro para uma aldeia que passava por uma crise no Alasca, percorrendo 600 km em baixas temperaturas para ajudar 10 mil habitantes.
Assim, essa raça ficou reconhecida mundialmente, tendo até uma estátua no Central Park em homenagem. Eles têm uma aparência de lobo com porte médio, corpo compacto e comprimento maior do que a altura. Essa proporção do Husky Siberiano reflete na sua velocidade, força e resistência.
Também tem suas orelhas eretas e uma cauda em forma de pincel — herança histórica das suas origens nórdicas — e olhos amendoados ou azuis com casos de heterocromia.
de 50 a 60 cm
12 a 14 anos
15 a 28 kg
Sibéria
Uma das principais características de saúde é caso de heterocromia (um olho de cada cor), mais comumente azuis e castanhos. Ainda, eles têm propensão a desenvolver doenças nos olhos, como cataratas bilaterais, opacidade de córnea, atrofia e glaucoma, então, mantenha atenção nas alterações da visão do seu pet.
Outro problema que pode surgir é na pele do cachorro, já que tem uma grande quantidade de pelos. Para evitar que se desenvolvam doenças cutâneas, é importante identificar os sinais, como vermelhidão, erupções, coceira e aspecto de infecção.
Por fim, a displasia coxofemoral é uma doença comum entre os Huskies Siberianos, sendo hereditária que atinge o encaixe do quadril. Ao surgir essa patologia, o pet precisa reduzir os esforços físicos e a movimentação. Vale lembrar que é fundamental levar o cãozinho ao veterinário em todos os casos acima.
O cachorro Husky Siberiano tem uma pelagem intensa, com duas camadas de pelo de comprimento médio. Tocar nesse pet é incrível, já que os seus pelos têm uma textura macia e lisa. No entanto ele solta muito de sua pelagem por onde passa, então, é sempre necessário higienizar a caminha que ele dorme.
Quanto à coloração, o mais tradicional é o branco e o preto, com possíveis variações e marcações na cabeça. Entre as combinações de cores populares, podemos citar a branco/cinza e a preto/marrom.
O temperamento da raça é amistoso, não sendo um cão necessariamente de caça ou de guarda. Sua postura é pacífica e sociável, mas tem instintos sempre em alerta. Dessa forma, não é recomendado ensinar os Huskies Siberianos a ter um comportamento agressivo ou caçador, pois pode levá-los a estar sempre em prontidão para a ação.
A obediência dessa raça precisa ser incentivada desde filhote por conta de ser um cachorro impulsivo, distraído, brincalhão e com muita energia.
O Husky Siberiano é uma raça companheira, carinhosa e muito amigável. Com habilidades de se socializar e se conectar facilmente com estranhos, crianças e animais, esses cachorros são expansivos e dóceis. O seu instinto tem aspectos de cães caçadores, então, é importante ter um bom adestramento para o animal não tentar capturar outro bichinho, como pássaros.
Outra necessidade dessa raça é gastar bem a sua energia, já que é um cachorro cheio de animação. Isso é fundamental para evitar ansiedade ou estresse por conta de seu acúmulo.
Na questão dos latidos, é muito comum ouvir eles uivando em vez de latindo. Esse método de comunicação é potente, podendo ser ouvido de uma distância de até 16 km!