O Pastor Alemão é foi desenvolvido no século XIX a partir de raças antecessoras originárias da Alemanha. O oficial da cavalaria alemã Max Von Stephanitz foi quem decidiu criar uma raça única desse pet com habilidades surpreendentes para ser usado em fazendas. Mas foi somente durante a época da Primeira Guerra Mundial que ele ganhou o mundo, recebendo até o nome de Lobo da Alsácia na Inglaterra.
No fim, o seu nome original prevaleceu e se tornou uma das raças mais conhecidas e populares. Em filmes, séries e programas de televisão, o Pastor Alemão virou um astro, tanto pela sua beleza quanto pela inteligência.
de 57 a 65 cm
10 a 14 anos
35 a 45 kg
Alemanha
O Pastor Alemão é uma raça de cão que precisa de atividades físicas, mantendo uma rotina ativa para ter sua saúde estável. Problemas como displasia, coxofemoral e mielopatia degenerativa podem surgir nesse pet, além das foliculites e dermatites.
As doenças ligadas com o corpo surgem por conta do esforço e da estrutura da raça, causando dores e desconfortos para o cachorro. Por conta disso, o mais adequado é sempre acompanhar e buscar formas de tratamento que melhorem a qualidade de vida do pet até mesmo na idade avançada.
Outro ponto são as doenças de pele que todo pet é sujeito a ter. Para evitá-las, o recomendado é manter os cuidados com a higiene do animalzinho em dia e utilizar sempre produtos adequados para não gerar problemas com acúmulos de cera ou sujidades.
A pelagem desse pet é semilonga, podendo variar em cores como marrom, preto, dourado, amarelado e acinzentado. Um sinal tradicional dessa raça é a pelagem preta na parte das costas, deixando um aspecto de capa. Sobre a queda dos pelos, ela acontece durante todo o ano, precisando de uma escovação diária para remover os excessos.
O temperamento desse pet é de defensor, ou seja, ele tem a característica de ser protetor e territorialista. Dentre os aspectos, temos: inteligência, obediência, coragem, carinho e postura ativa. Ou seja, o Pastor Alemão tem uma personalidade super adaptável, com um temperamento que varia de tranquilo à agitado.
Uma recomendação é usar técnicas de adestramento desde cedo para desenvolver no pet um comportamento mais equilibrado e obediente. Além disso, ter uma rotina de passeios com coleiras confortáveis auxilia a não acumular estresse.
Apesar de todas as características do temperamento deles, esses pets são companheiros, ou seja, gostam de ficar próximos aos tutores. Por isso, criar um hábito de proximidade e brincadeiras deixa a convivência com esse animal mais positiva.
Gerar uma base de suporte de carinho e atenção para o Pastor Alemão é importante para ele ficar menos tímido e aberto à interação com os outros. Vale lembrar que essa raça é de grande porte, precisando de espaço e conforto no seu dia a dia.