O Pequinês é uma raça super companheira que surgiu 100 d.C. na China. Apegado aos tutores, ele é alegre, divertido e familiar, porém não é tão amistoso com visitas ou terceiros. Esse animalzinho já foi considerado um pet de luxo em diferentes lugares do mundo.
Não são agitados ou brincalhões demais por conta de sua energia baixa. Esse pet é adaptado para pouca atividade física, ou seja, o seu ritmo é menos acelerado.
15 a 23 cm
cerca de 12 a 15 anos
3 a 6 kg
China
O Pequinês é um pet com uma saúde boa, com apenas condições populares, como hérnia de disco e luxação de patela. Outro ponto importante para manter a atenção é a sua saúde ocular. Dessa maneira, os sinais nos olhos, como aumento ou sujidades, precisam cuidados com o veterinário.
As rugas no rosto desse pet não devem ficar úmidas. Por isso, mantenha a higienização para evitar problemas com fungos e mau cheiro.
A pelagem desse animalzinho é densa, composta por pelo e subpelo. Essa característica exige que o pet receba escovações de duas a três vezes por semana para remover os fios que caíram. Outro ponto importante é manter a higienização de sua pelagem, uma vez que esse cão tem pelos longos que chegam a arrastar no chão.
Ah, não podemos deixar de comentar que as colorações mais populares dos cães da raça Pequinês são: dourado, cinza, bicolores em preto e branco, fulvo e preto e cinza.
O Pequinês tem uma boa afeição para família, porém é um animal independente. Assim, o recomendado é que o tutor tenha proximidade com o animalzinho com interações leves. Vale lembrar que esses cachorros têm baixo nível de energia, ou seja, não precisam exagerar nas brincadeiras.
Eles são companhias obedientes, então, ter uma capa para pet no sofá para que esse animalzinho assista TV com você é uma solução que aproxima o tutor e o cão.
A convivência com o Pequinês é tranquila e sem grandes problemas. Esse pet não tem costume de latir e tem um senso de proteção de seu tutor, sendo uma boa companhia para a família. No entanto, é preciso manter os limites de sua proximidade para não estressar o pet.
Adicionar técnicas de interação social na rotina desse cãozinho é fundamental para que ele receba terceiros com uma postura amigável. Por mais que a sua personalidade seja calma, não é recomendado que o Pequinês fique com outros animais sem supervisão.