O Rottweiler pisou na América pela primeira vez em 1928, mas já era criado por legiões de romanos que cruzavam o continente europeu, sendo uma raça muito antiga, com os primeiros registros datando de 2500 a.C.
Atualmente, ele está entre os 10 cães preferidos dos lares brasileiros. Em algumas localidades do planeta, ainda se tem o costume de cortar boa parte do rabo do animal para fins estéticos. Porém, no Brasil, a prática é proibida e, se realizada, pode configurar maus tratos e uma série de punições ao tutor.
Os cães dessa raça são cheios de energia e ativos, territorialistas e muito competitivos. Por isso, não é difícil encontrá-los prestando diversos serviços à comunidade, como guias, fazendo parte de forças de segurança e mais.
O Rottweiler é um cachorro protetor e muito leal a família. Quando bem cuidados, assumem uma personalidade dócil e capaz de retribuir bem os carinhos recebidos pelo tutor ou tutora.
Porém, a vocação de guardião e o ar de mau fazem dele um ótimo companheiro para cuidar da casa e de toda a família. Neste conteúdo, veja alguns detalhes a respeito desta raça que já foi um dos preferidos dos brasileiros.
de 56 a 68cm
8 a 10 anos
35 a 50Kg
Alemanha
Alguns problemas de saúde podem aparecer em cães dessa raça. A maioria deles é de origem genética, como a displasia de quadril, que compromete a movimentação do bichinho. Por isso, deve ser investigada desde filhote.
Por outro lado, os Rottweilers podem apresentar problemas gastrointestinais, além de problemas físicos provocados por exercícios executados em local equivocado e de forma equivocada.
A pelagem dessa raça de cachorro é bastante conhecida pelos amantes de pets, sendo toda preta na maior parte do corpo e com manchas douradas em partes específicas.
O Rottweiler solta pelos durante o ano todo, então desenvolva o hábito diário de passar uma escova na pelagem dele, isso vai evitar que sua casa seja dominada por pelos de pet e também contribui com o brilho e beleza da pelagem.
Ou você terá um cachorro estável, desengonçado e dócil ou um cão centrado e bastante focado na defesa do seu território. Seja um ou outro, o Rottweiler é um pet que pode cometer exageros, isso devido à sua força e tamanho.
Deixá-los próximos a crianças pequenas requer cuidados. Não que ele vá morder. Na verdade, eles se dão muito bem com crianças de várias idades. Entretanto, ele pode se chocar com ela, derrubar objetos e causar outros incômodos. Assim, investir em uma boa guia ou coleira para passeio e segurança do pet é uma ótima ideia.
Então, quanto mais cedo o filhote de Rottweiler interagir com outras pessoas e animais, mais fácil será a adaptação dele à presença de estranhos. Assim, como qualquer outro animal, os cães dessa raça também precisam de carinho e atenção. Então, aproveite para dar muitos abraços de urso nesse grandão.
O Rottweiler é um pet que faz de tudo para agradar seu tutor, por isso estão sempre de butuca ligada e atentos aos comandos. O grande propósito dele é manter toda a família protegida, ou seja, é um cão muito cuidadoso com as pessoas que ama.
Com isso, é muito aconselhável que você adestre ou treine seu pet para que ele aprenda a interagir sem ser impulsivo com outros animais ou pessoas estranhas.