O Yorkshire é conhecido por seu tamanho, de porte pequeno, pela disposição, energia e por ser muito cuidadoso com seus tutores. As orelhas para cima e a pelagem em tonalidades de azul e castanho são outras características marcantes desse cãozinho fofo.
A raça Yorkshire é uma raça que supostamente se originou do cruzamento intencional entre cães terriers, entre eles Airedale Terrier, O Paisley Terrier, Tan Terrier e outros. Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre sua origem. O fato é que já no século XIX eram considerados cachorros de madame, em terras inglesas.
Quando chegaram no continente americano, eles causaram uma grande confusão, já que os terriers tinham tamanhos e características muito diferenciadas entre si, por isso, se decidiu que criar os Yorkies de menor tamanho seria mais vantajoso.
Assim, hoje, eles são considerados uma das menores raças de cães, mas também são vistos como sinônimo de luxo e requinte.
Neste conteúdo, você vai conferir outras particularidades e curiosidades sobre essa raça que se adapta muito bem em pequenas famílias, mora em apartamentos e estão sempre disponíveis para brincar.
de 18 a 21cm
12 a 16 anos
2 a 4Kg
Inglaterra
Um dos problemas de saúde mais comuns nos cães da raça York é o nascimento tardio dos dentes permanentes. Esse cenário é comum quando o pet é ainda filhote, podendo trazer deformações para a gengiva do cãozinho.
Uma curiosidade é que eles podem desenvolver a Síndrome do Cão Pequeno, um distúrbio que faz com que o pet desenvolva comportamentos inadequados.
O estímulo para o quadro tem fonte nos próprios tutores, que estabelecem um comportamento sem limites e infantilizado em relação ao pet.
Quando filhotes, eles apresentam pelagem preta e com aspecto arrepiado. Entretanto, à medida que crescem, os pelos vão ficando longos e lisos e com tonalidade azulada e castanho-claro, com pelos mais escuros quanto mais próximos às raízes.
É muito comum que eles tenham pelos que fiquem arrastando pelo chão e rigorosamente divididos no dorso por uma risca que vai até o rabo. Dessa forma, o Yorkshire pode exigir maiores cuidados com a pelagem, principalmente se você mora em locais com terra ou mato.
São cães muito parceiros do tutor e de toda família, estabelecendo uma relação boa com crianças. Assim, se notam algum perigo próximo, eles podem latir bastante.
O ponto negativo é que podem reagir à presença de estranhos e outros animais e têm uma personalidade levemente teimosa. Por isso, é preciso ter paciência. Com isso, os acessórios de passeios e segurança pet, como coleiras e peitorais podem ser muito úteis para evitar sucessos.
Eles são cães considerados inteligentes, por isso, o adestramento pode acontecer já na fase de filhote e de forma tranquila. Por ser descendente de cães caçadores, é normal que seja curioso, explorando espaços e entrando em locais inesperados.